SAIA DO PILOTO AUTOMÁTICO E APRENDA ESTAR 100% PRESENTE COM MINDFULNESS

O QUE SIGNIFICA MINDFULNESS?

Mindfulness significa Atenção Plena. Possui sua origem nas práticas budistas, porém ao longo do tempo vem sendo estudada pela ciência dentro das práticas psicoterápicas e hoje é uma prática validada que foi incorporada nas Terapias Cognitivas como uma ferramenta que auxilia no tratamento psicológico. Seu principal conceito é prestar atenção no momento presente, sem julgamento.

EM QUE CONSISTE ESSA PRÁTICA E PARA QUEM É INDICADA?

É um exercício de atenção e concentração que visa trazer nossa atenção para o momento presente e trabalhar uma postura de aceitação e não julgamento.
Nesse sentido, o objetivo final é o de regulação emocional, isso porque é muito comum que muitos dos nossos sintomas e sofrimentos venham do nosso funcionamento automático de ficar remoendo coisas do passado ou antecipando problemas do futuro. Por isso, a prática de atenção plena é um recurso para te trazer e te tornar cada vez mais consciente no momento presente.
Existem três elementos centrais que vão caracterizar a prática ou três pilares: atenção, intenção e atitude.
A atenção é o objeto principal, vamos concentrar a nossa atenção com uma intenção, ou seja, propositalmente para uma âncora. E a atitude, é como esse movimento será realizado, que é com uma postura de aceitação, observação e não julgamento.
O mindfulness é indicado para transtornos de ansiedade e depressão leve ou moderado, sendo um coadjuvante importante no tratamento destes transtornos, bem como para todas as pessoas que desejam melhorar seu humor, atuar na prevenção e obter mais qualidade de vida e saúde mental.
No entanto, a prática de Atenção plena não é indicada para crises agudas de depressão e ansiedade. Pacientes em crises devem primeiro ser estabilizados para só então fazerem uso dessa prática. Sendo assim, nesses casos é imprescindível que o indivíduo busque tratamento psicológico, pois o profissional saberá o melhor momento de inserir a prática de forma segura.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS?

O mindfulness proporciona inúmeros benefícios, dentre eles podemos destacar: o aumento da produção de alguns neurotransmissores como a Dopamina, neurotransmissor do prazer. Serotonina, que auxilia na regulação do humor e endorfinas consideradas analgésicos naturais do corpo.
Reduz os níveis de estresse, melhora no sono, imunidade, hipertensão, dores crônicas, sintomas de ansiedade, memória, concentração e foco e contribui para uma boa saúde mental e bem estar geral do indivíduo.
Além disso, o mindfulness ajuda a diminuir o sofrimento derivado de preocupações e ruminações. Existe uma frase do Buda que diz “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. Por vezes, passamos por momentos e situações realmente difíceis e que por si só causam dor. Porém, o sofrimento é justamente tudo que colocamos a mais nessas situações como, por exemplo, a reclamação, a ruminação e a não aceitação. O
mindfulness nos ajuda a olhar para as coisas como elas de fato são, sem julgar, diminuindo assim o nível de sofrimento.
Outro benefício é o aumento do controle da nossa mente, pois com a prática ficamos cada vez mais hábeis em manejar nossa atenção de forma proposital para as coisas que realmente importam.
Por fim, o mindfulness também nos permite aprender a olhar para a situação sem se envolver tanto com ela e isso nos dá a oportunidade de ter uma percepção mais clara sobre a situação e não agir nos extremos- razão x emoção- e sim conseguir encontrar um ponto de equilíbrio, um meio termo, pois treinar a capacidade de aceitação e não julgamento proporciona mais elementos para a resolução de problemas e nos faz agir mais sabiamente.

COMO APLICAR O MINDCULNESS?

O mindfulness pode ser aplicado de duas formas, através da prática formal e informal. A prática formal consiste em separar um tempo do seu dia para treinar a concentração em uma âncora escolhida, sendo a mais comum a respiração. Para realizá-la, você só precisa se sentar ou se deitar em um local confortável e ficar um tempo prestando total atenção na sua respiração. Não é preciso alterar o ritmo da sua respiração, apenas observar como a respiração está acontecendo no seu corpo, as sensações internas e externas, o ritmo etc. A atitude é trabalhada toda vez que você percebe sua atenção se distraindo, nesse momento, você só observa e gentilmente traz a sua atenção de volta para a sua respiração, sem se julgar. Não importa quantas vezes isso acontece, não há nenhum problema, pois a prática não tem o objetivo de que você não se distraia ou que você relaxe, é simplesmente o movimento de treinar a concentração e não julgar caso ocorra uma distração, fazendo com que você não se envolva em seus pensamentos. As práticas formais nos permite expandir a habilidade de se concentrar e estar atento, para nossa vida como um todo. Funciona semelhante à prática de atividade física, diariamente você separa um tempo do seu dia para fortalecer sua musculatura e no dia a dia naturalmente você tem mais força. Gosto muito de fazer essa analogia, pois é como se a mente fosse um músculo, é preciso treino para deixá-lo forte. 

A prática informal consiste, portanto, em aplicar o conceito de atenção plena nas situações do dia a dia, principalmente aquelas que fazemos no “piloto automático”. Tarefas que fazemos, mas estamos com a cabeça em outro lugar, pensando, se preocupando com outras coisas, por exemplo, escovar os dentes, tomar banho, caminhar, comer e dirigir. O objetivo da prática informal é que cada vez mais você traga a sua atenção para aquilo que você está fazendo e esteja 100% presente e consciente naquele momento. Isso o faz aproveitar mais os momentos da sua vida ao invés de não estar com a mente presente. No entanto, é importante considerar que o propósito não é ficar 100%, 24 horas por dia em atenção plena. Estar no piloto automático em algumas situações é importante e necessário, isso nos poupa energia e poupar energia faz parte de um princípio de sobrevivência. O problema é que esse funcionamento de automatizar as coisas acabou nos permitindo ficar ruminando, pensando nos problemas ou se preocupando improdutivamente com muitas coisas, causando prejuízo nas nossas tarefas diárias, pois todo esse tempo que estamos pensando excessivamente, não estamos presente no que estamos fazendo. Portanto, o objetivo é que com essa prática possamos deixar de ser refém dos pensamentos ruminativos e das preocupações improdutivas e podemos reconhecer e escolher de forma consciente quando precisaríamos ou poderíamos estar 100% presente, quando seria mais útil e produtivo estar inteiro naquilo que estamos fazendo, por exemplo, em momentos com a família e os amigos, na leitura de um livro, em conversas ou outras interações, na hora de se alimentar etc.

Existem hoje em dia, muitos aplicativos que podem auxiliar na execução da prática de forma guiada e também é possível aprender a prática realizando psicoterapia com um psicólogo que trabalhe com Terapias Cognitivas.

QUAL A DIFERENÇA DE MINDFULNESS E MEDITAÇÃO?

Há uma diversidade de práticas de meditação, porém na maioria delas o objetivo é a reflexão. Já o mindfulness utilizado na psicologia tem o objetivo de atenção e concentração e não de reflexão e relaxamento. O Mindfulness também não possui nenhum cunho religioso ou espiritual. É uma prática embasada na ciência e bastante utilizada no tratamento psicológico.

ATENÇÃO!

Para gozar dos benefícios é importante ter uma regularidade na prática, ou seja, ser constante, praticar todos os dias. Isso porque, o mindfulness é uma prática que acontece em um processo contínuo, ou seja, deve se tornar parte do estilo de vida do indivíduo e não apenas ser utilizado como uma técnica ou ideia passageira. Portanto, exige persistência e disciplina. 

Importante considerar, no entanto, que mindfulness não é o milagre da resolução de todos os problemas. É uma prática bastante importante e eficaz, mas não resolve sozinha todos os nossos problemas. Ele é sim um elemento fundamental para nosso bem estar e saúde emocional, mas deve ser inserido dentro de um processo com outros elementos que também são importantes para tratar e prevenir problemas psicológicos, pois qualidade de vida e saúde mental é sempre sobre um conjunto de fatores e não aspectos e técnicas isoladas.

1 comentário em “SAIA DO PILOTO AUTOMÁTICO E APRENDA ESTAR 100% PRESENTE COM MINDFULNESS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Online