serviços

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL PRESENCIAL

A psicoterapia individual presencial acontece na cidade de Barra Bonita/SP e é destinada para adultos.

O Acompanhamento psicológico acontece uma vez por semana, em sessões de até 50 minutos que acontecerão em dias e horários fixos pré-estabelecidos.

A psicoterapia individual é destinada ao tratamento psicológico dos Transtornos Mentais, como por exemplo, Depressão, Transtornos de Ansiedade, Transtornos Alimentares, entre outros. Como também para tratar qualquer problema de ordem emocional e/ou comportamental, como por exemplo, controle de impulsos, regulação emocional, autoestima, insegurança, intolerância à frustração resolução de problemas, relacionamentos, alcance de objetivos específicos, mudança de hábitos, autoconhecimento, entre outros aspectos que visam promover qualidade de vida e saúde mental.

Como funciona a psicoterapia?

Primeiramente, agendamos uma entrevista inicial para nos conhecer melhor, coletar algumas informações básicas e entender a sua queixa. Nesse primeiro contato, você será informada (o) mais detalhadamente sobre como é o tratamento e como ele poderá lhe ajudar. A partir disso, você poderá então decidir se quer dar andamento no tratamento e em caso de afirmativo, traçamos um plano de tratamento e combinamos as próximas sessões.

Na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) as sessões seguem uma estrutura. O tratamento será pautado em metas e objetivos específicos que serão estabelecidos de forma colaborativa. Na medida em que esses objetivos vão sendo alcançados, o paciente vai sendo preparado pelo terapeuta para a alta da terapia.

Um dos objetivos da TCC é dar autonomia para o paciente, então durante todo o processo o paciente será ensinado tanto sobre sua patologia/problema, quanto sobre as técnicas, recursos, ferramentas e instrumentos necessários para que ele mesmo possa conduzir as mudanças em sua vida e possa sair da terapia sendo seu próprio terapeuta.

Nesse sentido, entre as sessões é comum que o terapeuta indique alguns exercícios (plano de ação), que funcionam como uma “extensão” da terapia, proporcionando ao paciente dar continuidade ao que foi trabalhado na sessão.

A terapia é um processo de parceira entre o terapeuta e o paciente, tudo é feito de forma colaborativa e compartilhada.

PSICOTERAPIA INDIVIDUAL ONLINE (Adultos)

A psicoterapia individual online é destinada às pessoas adultas que desejam realizar psicoterapia, porém, residem em localidades distantes, como por exemplo, Jaú/SP, Bauru/SP, Botucatu/SP, Dois Córregos/SP, São Paulo/SP, outros estados do Brasil e até mesmos brasileiros que moram no exterior e também às pessoas que apresentam mobilidade restrita. No entanto, nada impede também que mesmo os moradores de Barra Bonita/SP possam realizar a psicoterapia online no conforto de sua casa.

Assim como no atendimento presencial, as sessões são individuais, possuem duração de até 50 minutos e são semanais, em dia e horário fixos pré-estabelecidos.

A psicoterapia individual online tem a mesma indicação que no presencial, sendo destinada ao tratamento psicológico dos Transtornos Mentais, como por exemplo, Depressão, Transtornos de Ansiedade, Transtornos Alimentares, entre outros. Como também para tratar qualquer problema de ordem emocional e/ou comportamental, como por exemplo, controle de impulsos, regulação emocional, autoestima, insegurança, intolerância à frustração resolução de problemas, relacionamentos, alcance de objetivos específicos, mudança de hábitos, autoconhecimento, entre outros aspectos que visam promover qualidade de vida e saúde mental.

COMO FUNCIONA A PSICOTERAPIA ONLINE?

A psicoterapia online é realizada através de vídeo chamada e, para isso, é necessário que o paciente possua um smartphone, tablet ou computador com boa conexão de internet e um antivírus atualizado.

Tanto o psicólogo quanto o paciente deverão zelar pela privacidade (estar sozinho no momento da consulta e usar fones de ouvido), garantindo que a sessão ocorra em um espaço seguro, visando cumprir e manter o sigilo.

Da mesma forma que no presencial, primeiramente, agendamos uma consulta inicial para nos conhecemos melhor, coletar algumas informações básicas e entender a sua queixa. Nesse primeiro contato, você será informada (o) mais detalhadamente sobre como é o tratamento e como ele poderá lhe ajudar. A partir disso, você poderá então decidir se quer dar andamento no tratamento e em caso de afirmativo, traçamos um plano de tratamento e combinamos as próximas sessões.

Assim como no presencial a psicoterapia online é embasada na Terapia Cognitivo-Comportamental, onde as sessões seguem uma estrutura. O tratamento será pautado em metas e objetivos específicos que serão estabelecidos de forma colaborativa. Na medida em que esses objetivos vão sendo alcançados, o paciente vai sendo preparado pelo terapeuta para a alta da terapia.

Um dos objetivos da TCC é dar autonomia para o paciente, então durante todo o processo o paciente será ensinado tanto sobre sua patologia/problema, quanto sobre as técnicas, recursos, ferramentas e instrumentos necessários para que ele mesmo possa conduzir as mudanças em sua vida e possa sair da terapia sendo seu próprio terapeuta.

Nesse sentido, entre as sessões é comum que o terapeuta indique alguns exercícios (plano de ação), que funcionam como uma “extensão” da terapia, proporcionando ao paciente dar continuidade ao que foi trabalhado na sessão.

A terapia é um processo de parceira entre o terapeuta e o paciente, tudo é feito de forma colaborativa e compartilhada.

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

MODELO COGNITIVO

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicológica na qual o profissional irá embasar o seu trabalho.

A TCC se orienta no conhecimento empírico da Psicologia Científica, por isso, possui um elevado nível de evidência científica, ou seja, apresenta alta probabilidade de resultado para o tratamento de transtornos mentais como Depressão, Transtornos de Ansiedade e demais problemas emocionais e/ou comportamentais.

Ela é uma terapia estruturada, focada no presente e que tem como objetivo a resolução do problema atual do paciente. É voltada para a ação e não apenas para a tomada de consciência. Desta forma, seu maior propósito é transformar o paciente em seu próprio terapeuta para que ele possa ao final do processo de psicoterapia “caminhar com as próprias pernas” pois, o processo dentro da TCC visa ser limitado no tempo, portanto possui início, meio e fim, porém não é possível estimar um tempo fixo que se encaixe para todos, tendo em vista que há inúmeros fatores que vão influenciar na duração do tratamento, como por exemplo a gravidade dos sintomas, a quantidade de objetivos, o empenho do paciente e o próprio desenvolvimento de cada um. Por isso, é uma psicoterapia educativa e totalmente colaborativa, onde o terapeuta ensinará ao paciente tudo sobre sua forma de funcionar, sua patologia (se houver) e como melhorar isso através de técnicas e ferramentas específicas.

O tratamento na TCC está baseado em uma compreensão de cada paciente, ou seja, o terapeuta irá conceituar a forma que cada paciente funciona, quais são as suas crenças, seus pensamentos e seus padrões de comportamento. A partir dessa compreensão, o terapeuta busca realizar uma reestruturação cognitiva, que se refere à mudança no pensamento e no sistema de crenças do paciente, para que seja possível obter uma melhora no seu estado emocional e no seu comportamento, pois para a TCC as crenças que possuímos irão influenciar nos nossos pensamentos e consequentemente nas nossas emoções e comportamentos.

Isso significa que a TCC está baseada em um modelo cognitivo, o qual parte da hipótese de que as emoções, os comportamentos e a fisiologia de uma pessoa são influenciados pelas percepções (pensamentos) que ela tem dos eventos e não dos eventos em si. Ou seja, não é a situação em si que determina o que sentimos, mas como interpretamos a situação.

Árvore representando a tcc

Os pensamentos que temos mediante as situações são automáticos, ou seja, acontecem de forma rápida e involuntária e nem sempre nos damos conta deles, apesar de ser o nível mais superficial da nossa mente e, portanto mais acessível, é preciso algumas estratégias para identificá-los.  O problema, é que muitas vezes esses pensamentos não são verdadeiros, pois costumamos interpretar de forma errónea situações neutras ou até mesmo as positivas, e assim os pensamentos automáticos são tendenciosos e podem nos gerar emoções negativas e comportamentos disfuncionais.

Mas, o que nos faz pensarmos desta ou daquela forma? 

As nossas crenças.

As crenças são ideias, regras e pressupostos que desenvolvemos ao longo da nossa vida, desde a infância, sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo. São elas que determinam a forma como interpretamos as situações. Elas funcionam como as lentes de um óculos, fazendo você enxergar o mundo a partir delas. Existem dois tipos de crenças, as nucleares ou centrais (compreensões mais profundas e duradouras, são rígidas e supergeneralizadas) e as intermediárias ou também chamadas de regras (fazem a mediação entre as crenças centrais e os pensamentos). Funciona mais ou menos como uma árvore, onde as crenças nucleares seriam a raiz, nossa estrutura, as crenças intermediárias, o tronco, que media o que tem na raiz para a copa, onde se concentram nossos pensamentos automáticos.

É em toda essa estrutura que a TCC irá trabalhar, objetivando desenvolver a flexibilidade cognitiva que é uma das funções da nossa metacognição (capacidade do ser humano pensar sobre seu próprio pensamento). Visto que, o que te faz sofrer é como você lida (pensa) sobre a situação e não a situação em si. E, apesar de parecer complexo, acredite é totalmente possível modificar e melhorar tudo isso é exatamente isso que fazemos em um processo de psicoterapia, visando sempre melhorar sua saúde mental e reestabelecer sua qualidade de vida.

Copyright © 2024 Laís Fernanda Peraçoli Cestari. Todos os direitos reservados

Criado por Trafegui Digital

plugins premium WordPress
Online