Transtorno mental (também chamado de transtorno psiquiátrico ou psicológico) é uma disfunção caracterizada por uma perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo. Isso reflete em uma alteração nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental.
A palavra transtorno significa anormalidade e quer dizer que uma função do seu corpo, nesse caso a mente, pode não estar funcionando corretamente, causando assim prejuízos na sua vida.
Os Transtornos Metais afetam diretamente o pensamento, os sentimentos, as percepções, as sensações, e o modo como nos relacionamos, já que é na nossa mente que tudo isso se constitui.
Os Transtornos Mentais não possuem causa única, ou seja, sua CAUSA é MULTIFATORIAL, sendo o RESULTADO DE VÁRIOS FATORES interligados como biológicos, psicológicos e sociais (hereditariedade, história de vida, ambiente, personalidade, etc).
Funciona semelhante a uma receita de bolo. Para fazer um bolo você precisa de vários ingredientes (ovo, farinha, açúcar, fermento, leite, etc), não é possível obter um bolo tendo apenas o ovo e o leite, por exemplo, ou apenas o fermento e o açúcar.
Da mesma forma, acontece com o transtorno mental, onde um aspecto em isolado não pode ser considerado como causa. É como se todos esses ingredientes fossem os fatores desencadeantes e para esse bolo dar certo é preciso ainda, além dos ingredientes, ter um ambiente que o favorece, ou seja, no caso do bolo, um forno pré-aquecido a uma temperatura ideal.
Portanto, para se desencadear um transtorno é preciso ter um conjunto de fatores (ingredientes) associado a um ambiente desfavorável (que favorece o transtorno).
Quando falamos em Transtornos Mentais não falamos em cura, mas sim em tratamento e controle.
TODOS os transtornos mentais possuem TRATAMENTO e você pode ter uma melhora gigantesca, incluindo a remissão dos sintomas, se realizar o tratamento adequado.
Não falamos em cura, pois é impossível garantir que após ter superado uma depressão atual, por exemplo, você fique imune para sempre a ela.
É claro que já ter enfrentado uma depressão te ajuda a enfrentá-la novamente no futuro caso ela volte, afinal, você aprende no tratamento a como lidar com ela, mas isso não te deixa imune.
Porém, a maioria dos transtornos mentais podem ser tratados até o ponto em que você não tenha mais os sintomas ou até o ponto que os sintomas fiquem tão fracos que já não preenchem mais os critérios para o diagnóstico de determinado transtorno.
Alguns transtornos mentais são mais graves e vão precisar de um acompanhamento maior, mas mesmos nos casos mais graves também é possível ter uma melhora significativa, onde você possa viver com mais qualidade de vida e menos sofrimento e prejuízo.
E você sabe qual é o tratamento adequado para os transtornos mentais? Psicoterapia com psicólogo (de preferência na abordagem da Terapia Cognitiva-Comportamental) e acompanhamento com psiquiatra.
Para o tratamento de transtornos mentais não existe outro caminho, assim como não existe outro caminho para tratar uma doença cardíaca a não ser com o cardiologista, por exemplo, ou uma fratura a não ser com o ortopedista e o fisioterapeuta.
Então, pare agora de desperdiçar o seu tempo com atalhos e promessas muito tentadoras e milagrosas e busque o tratamento correto, combinado?
Um beijo!
Ah, não esqueça de deixar seu comentário. É muito importante para mim.